Passeio pela praia

"A beleza chama por nós todos os dias, a toda a hora, mas raramente estamos disponíveis para a escutar." Thich Nhat Hanh
Thich Nhat Hanh escreve que "passamos muito tempo em busca da felicidade, quando o mundo ao nosso redor está repleto de maravilhas. Estarmos vivos e podermos caminhar sobre a terra é um milagre e, no entanto, quase todos nós corremos, como se procurássemos um lugar melhor. A beleza chama por nós todos os dias, a toda a hora, mas raramente estamos disponíveis para a escutar".
Uma das coisas que mais me atrai nas culturas orientais, muito particularmente no Budismo, é a simplicidade. A tua felicidade, a tua alegria está em simplesmente estares no momento, entregue aos sentidos e à vida que acontece aqui e agora. Dizer que é simples, não é dizer que é fácil, pois a atenção plena é definitivamente uma prática, requerendo tempo e dedicação, como qualquer aprendizagem. Mas a verdade é que não precisa de ser complicado, e parte do seu poder transformador, está nessa simplicidade: as coisas que deixamos ir quando permanecemos na simplicidade da experiencia deste instante!
E o objetivo não é vivermos de forma irresponsável e impulsiva (bem pelo contrário, quanto mais consciente da vida sou mais cuido de mim e do outro!), mas o exercício de arranjar pequenos momentos que nos devolvam ao aqui e ao agora, à nossa essência, ao nosso lar.
Tento de forma frequente arranjar alguns momentos assim, e de um deles saiu o poema que partilho, como um simples e humilde exemplo, do que é estar aqui.
Fui dar um passeio pela praia,
O céu é uma imensa paz azul.
O sol espreguiça-se,
Os seus raios dão-me um "bom dia" sonolento,
Sinto no meu rosto o seu calor suave.
Os dias estão mais arrefecidos,
O ar frio cai no meu corpo como uma capa que seguro aos ombros.
Caminho…
Sinto a areia fria nos meus pés,
O cantar das ondas,
O jogo de sombras de um sol ainda baixo,
Um bando de gaivotas medita em terra.
O mar convida-me para brincar com ele,
Molho os pés,
Que estranham a sua quentura,
Fujo divertida das vagas mais fortes,
"Vês, eu disse-te que me viesses visitar mais vezes!"
Sorrio, "tens razão!"
Rita
