Blog

Um espaço com textos e reflexões sobre interrogações que tenho e aprendizagens que vou retirando da vida. Não pretendem ser verdades absolutas, nem "sermões" nem análises sobre como viver. Apenas uma pequena partilha de alguém no caminho, que se procura conhecer e encontrar a sua paz. 


"Outras vezes oiço passar o vento,
E acho que só para ouvir passar o vento vale a pena ter nascido
".
Alberto Caeiro

"Vitalmente, a raça humana está a morrer.
É como uma grande árvore com as suas raízes
no ar. Temos de nos plantar novamente
no universo".

D. H. Lawrence

"O meu trabalho é amar o mundo" diz a poeta Mary Oliver. E ao longo do poema vai explicando o que implica esse trabalho; que é acima de tudo permanecer quieta e aprender a deslumbrar-se, a sentir alegria e gratidão porque tudo o que é necessário está aqui!

Vamos começar por fazer um minuto de silêncio.


Rebelde* é um lento caracol que lenta e corajosamente, embarca numa aventura em resposta ao seu desejo de conhecer a importância da lentidão. Em cima da carapaça da vagarosa tartaruga Memória, entende que:

Abr 01

Abril

De forma curiosa, este ano, o mês de Abril (que deriva do latim "aperire", que significa abrir, referindo-se ao abrir das flores na Primavera) começa logo a seguir à Páscoa que, embora sem certezas, pensa-se que virá do termo hebraico "pessach", que significa passar por cima, saltar por cima. Uma palavra associada à ideia de travessia...

"Com a acção de respirar em atenção plena, viajamos ao nosso interior. O nosso corpo respira; e o nosso corpo é o nosso lar. Em cada respiração, conseguimos regressar à nossa essência, ao nosso lar."
Tich Nhat Han.

Dedico este mês de fevereiro à PRIMEIRA professora de Pilates, que por estar na sombra do criador do método, passa muitas vezes despercebida. Clara Zeuner, mais tarde conhecida como Clara Pilates, nasceu na Alemanha (Ebersdorf) no dia 6 de fevereiro de 1883. Numa entrevista que deu em 1970, diz que teve formação como enfermeira e professora do...

E um novo ano começa!
O passar do tempo, das estações, das mudanças na paisagem, na luz dos dias, do frio das noites, fazem-me sempre constatar e relembrar da impermanência das coisas. Tudo o que nasce tem de morrer.
Tudo muda! A vida e o mundo são uma constante mudança. Qualquer ser vivo; objeto; projeto; ideia; pensamento; personalidade;...